Conheça as 3 principais causas de desentendimento nas relações
- Rose Soares
- 12 de set. de 2020
- 2 min de leitura

A palavra relacionar é formada pela junção da partícula re (que significa fazer de novo) + lacionar (que vem da ideia de ligação/laço). Logo, relacionar é, a cada novo encontro, garantir a preservação desse vínculo existente entre você e a outra pessoa. Porém, manter esse "laço" bem feito e firme nem sempre é uma tarefa simples, pois nossa mente pode interferir bastante nesse processo. Entenda agora como ela pode causar alguns ruídos na comunicação com o outro e como você pode ficar atento para evitá-los.
1. Invenção de histórias
O dia todo a nossa mente fica contando histórias pra gente, seja sobre as outras pessoas ou sobre nós mesmos. O problema é que muitas vezes, as histórias criadas por nossa mente nem são reais, provocando, assim, inúmeros mal entendidos.
Por exemplo, se tenho um vizinho que, às vezes, me cumprimenta, e às vezes não. Pronto! Isso já basta para a mente criar uma história do porquê ele não gosta de mim. No trabalho, a mesma situação: a pessoa nos olha de um jeito diferente e, sem sabermos que naquele dia ela estava passando mal, ou mesmo estava preocupada com problemas pessoais, a nossa mente pode criar uma narrativa de que ela não gosta da gente. Ou então ainda, se o marido/esposa atrasa para chegar em casa, a mente do companheiro/companheira pode inventar uma traição, e por causa dessa invenção, a pessoa já pode ficar alterada, e quando o marido/esposa chega, há um clima pesado e de acusações, sem nenhuma justificativa. Por isso, sempre identifique o que é real e o que a sua imaginação criou.
2. Suposições
Outra situação a qual devemos estar alerta com a nossa mente é quanto ao ato de achar que temos certeza sobre o que o outro está pensando ou então querer cobrar que o outro adivinhe o que você está pensando. Os dois casos são perigosos para a relação, pois não houve uma comunicação efetiva. Por isso, é fundamental sempre perguntar para o outro o que ele/ela está pensando, antes de fazer suposições e afirmações categóricas. Ou no caso de querer algo, não deixe para o outro adivinhar, fale! Só você sabe seus desejos e comunicar isso ao outro é um ato de maturidade e responsabilidade afetiva consigo mesmo e com essa pessoa.
3. Falta de empatia
Se alguém pensa diferente da gente ou se tem valores diferentes dos nossos, o automatismo nos leva a querer entrar em conflito, pois costumamos a ficar muito presos dentro das nossas próprias necessidades e convicções. Para acessar e se relacionar bem com outra pessoa é necessário se colocar no lugar dela para entender verdadeiramente aquele outro modelo de mundo que ele/ela vive, além de se interessar pelas necessidades e sentimentos dela. Isso é empatia!
No próximo texto, vamos dar dicas valiosas para você construir bons relacionamentos (pessoais ou profissionais) e tem ainda a sugestão de um exercício de empatia, simples, mas que amplia nossa percepção do outro e que pode ser feito em qualquer lugar. Acompanhe!
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