Medo de falar em público? Veja como a PNL pode ajudar.
- Rose Soares
- 18 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Só de se imaginar falando em público você já fica paralisado? Ou começa a suar frio ao pensar em gravar um vídeo?
Isso pode se tratar de um bloqueio e com a ajuda da Programação Neurolinguística é possível superá-lo.
Diferente de um receio corriqueiro de que algo dê errado, o bloqueio é uma ideia ou um comportamento que te impede - consciente ou inconscientemente - de fazer algo. Ou seja, você se imagina fazendo aquela determinada ação e logo em seguida vem imagens, pensamentos e sensações ruins que simplesmente te paralisam. Por trás disso, muitas vezes, o que acontece é que sua mente pode estar querendo te "proteger" de algum sofrimento, frustração ou até mesmo de uma crítica.
Como a PNL trabalha bloqueios?
O primeiro passo é descobrir a estratégia mental e/ou comportamental que a pessoa utiliza para ter aquele bloqueio. Por exemplo: se alguém tem medo de falar em público, uma estratégia mental que comumente se tem é imaginar a si mesmo falando algo errado, pensar que não sabe suficientemente sobre o assunto, achar que as pessoas da platéia vão rir ou te criticar. Assim, na hora em que essa pessoa realmente precisa ir a público, a mente já treinou tanto este cenário do erro, que a pessoa acaba mesmo se atrapalhando.
Ao entender o caminho que a mente percorre para gerar o bloqueio (seja com pensamentos, imagens, sons e/ou sensações), a PNL consegue reprogramar essa estratégia, ensinando o cérebro como é possível encarar a situação de uma outra forma e ajudando a, finalmente, colocar em prática o que precisa ser feito, sem nenhum entrave.
Conheça um caso real de superação de bloqueio:
Aqui no Instituto Metamorfose já atendemos uma cliente que "travava" toda vez que precisava gravar um vídeo para lançar nas redes sociais. Nesse caso, antes mesmo de gravar, ela pensava em críticas relacionadas à sua aparência, comentários negativos sobre o conteúdo que estava produzindo e também no que os familiares e os amigos iam pensar sobre ela. Com certeza, você ou algum conhecido já passou por isso. É um bloqueio muito comum.
A estratégia inicial que adotamos foi utilizar técnicas para fazê-la imaginar que atrás da câmera estão as suas melhores clientes, aquelas que adoram e vibram com o seu trabalho. Ao imaginar pessoas queridas e que admiram seu projeto, ela conseguiu transformar o bloqueio e se sentir mais segura para ficar diante da câmera.
Se você também sente que estes bloqueios te limitam e deseja superá-los, agende agora uma sessão de PNL e caminhe rumo ao sucesso. Será um prazer te ajudar nessa jornada de transformação.





Comentários